sexta-feira, 27 de maio de 2016

Professor marcante

 
 
 
 
      O professor que mais me marcou até hoje foi, sem dúvida, o meu diretor de turma do 5º e 6ºano. Era um professor muito exigente, extremamente preocupado com os alunos, não só com os assuntos das aulas mas também com assuntos mais pessoais. Sabia assumir bem os “dois lados” do professor, isto é, “brincava” quando devia e era “duro” quando a isso o obrigávamos. Apesar de nos castigar, quando tínhamos comportamentos não adequados, a turma aceitava os castigos sem nunca ficar com aquele sentimento de rancor em relação ao professor, porque sabíamos que estávamos a ser castigados justamente. Mesmo depois de deixar de ser o diretor de turma, quando nos encontrava na escola, interessava-se sempre por saber se estava a correr tudo bem e oferecia sempre ajuda caso necessitássemos.
  Resumindo, o professor em questão, era um profissional que de alguma forma conseguia estabelecer uma relação de “amizade” com os alunos sem deixar que isso influencia-se a relação aluno-professor. Para alem de um professor excecional tínhamos também um amigo.  
                                                                                                         
                                                                                                Alexandre Rego




  Ao longo de todo o meu percurso escolar pude conhecer professores com as mais diversas personalidades, desde os mais introvertidos e engraçados, passando pelos mais exigentes e pelos mais desleixados. É, de facto, na escola que começamos a lidar com pessoas mais velhas pelas quais devemos guardar todo o respeito. Os professores têm esse papel na nossa vida: além do conhecimento, incutem-nos disciplina e respeito.
  Os professores dos quais tenho mais memórias são os do secundário, não só devido à maior carga horária, mas também devido ao maior envolvimento e confiança que tive com eles, talvez por ser mais velho e por saber lidar socialmente com adultos.
 Tive uma professora com uma personalidade completamente oposta á dos outros professores, a minha professora de português do 12º ano. Foi a professora mais rígida, exigente, intolerante e até um pouco insensível que já tive. Não tolerava atrasos, faltas de material ou trabalhos de casa. Controlava todas as conversas paralelas entre alunos e olhares pela janela, escusado será dizer que não admitia faltas de respeito. Esta professora foi criando um sentimento de medo e receio nos alunos, talvez devido à exagerada autoridade e rigidez que resultou no hábito de a ver como alguém frio e implacável que mandava em todos nós. De facto, era a professora que nos atribuía a nota final, por isso tentávamos fazer tudo para a agradar. Fazíamos todos os trabalhos, preparávamos as aulas e esforçávamo-nos em todas as aulas.

                                                                                                  Júlio Ferreira


 No meu 9º ano de escolaridade tive um professor de Geografia de Portugal que me marcou muito.
 Esse professor marcou-me muito não pelo bem mas pelo mal onde ele tinha uma postura que não era a mais correta face às suas obrigações como professor que é ensinar os alunos e educa-los. 
Na sala de aula o professor mandava-nos ler uma série de páginas do manual ou copiar para o caderno enquanto ele passava a aula no computador, onde desconfiamos que ele tivesse conversas com raparigas pela net ou então muitas das vezes nem na sala ficava. O teste que o professor nos mandava fazer era de consulta, não porque ele o permitia mas porque não estava muito importado com isso.
  A mim esta atitude não me afetou muito pois nunca mais tive geografia, mas imagino que muitos colegas meus foram afectados devido a não terem as bases necessárias.

                                                                                                              Cláudio Graça


Relação com a Psicologia:

Inicialmente, é importante referir que um professor influência sempre de forma direta ou indireta a vida de um aluno. A relação estabelecida entre o docente e o aluno vai determinar a intensidade dessa influência. Por sua vez, a intensidade dessa influência está relacionada com diversos fatores como o tempo que passam juntos, o respeito, a confiança e a admiração. Tal como diz a professora Magda Senna Vulcano, do departamento de Psicologia e Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, "Os mestres conquistaram respeito e admiração tornando-se modelos de identidade".~










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