quarta-feira, 25 de maio de 2016

Primeira negativa

 
 
 
 
  A minha primeira negativa foi a Ciências da Natureza no meu 9º ano.
  Confesso que foi um momento muito mau porque foi a primeira vez que tirei uma negativa e não sabia que complicação é que me ia trazer tanto na escola como em dizer aos meus pais.
  A primeira pessoa que falei foi com a minha mãe e a reacção até foi melhor do que eu esperava. Ela apenas me disse que era um percalço no meu caminho e que no próximo teste tinha de tirar uma nota muito boa para minimizar a negativa.
  Para o teste não estudei muito, pois no dia anterior tinha estado doente e não estava disposto a estudar. No dia do teste estava muito nervoso porque não estava preparado e isso foi uma das maiores razões por ter tirado a negativa. Quando estamos perante uma situação destas temos de tentar permanecer calmos para que tudo corra melhor.

Relação com a Psicologia:

  O sucesso ou insucesso escolar está influenciado, principalmente, pela nossa motivação e pela nossa família.
  A família tem de estar ligado à vida escolar no aluno e ter influência no seu percurso, como por exemplo, na realização dos horários de estudo, na escolha da escola,…
  Os pais têm de mostrar ao seu filho que a escola não é algo negativo mas sim que serve para podermos aprender e ter uma vida boa no futuro e por isso têm um papel fundamental na forma como o filho olha para a escola. Têm de controlar ao nível das notas (ser repreendido ou elogiado conforme as notas), identificar e ajudar o filho conforme as suas dificuldades, verificar se faz os trabalhos de casa, etc.

 Por isso, a família tem um papel fundamental no sucesso ou insucesso escolar do aluno.

http://oficinadepsicologia.com/o-sucesso-ou-insucesso-escolar-dos-nossos-filhos-tambem-depende-dos-pais Maria João Matos

Cláudio Graça

Sem comentários:

Enviar um comentário